Encontre seu verdadeiro propósito

<< anterior | Ação 22 | próximo >>

Para muitos de nós existe uma lacuna entre a vida que estamos vivendo e quem realmente sentimos ser. Muitos de nós gastamos grande parte da vida com trabalhos e atividades em que não necessariamente acreditamos ou pelo qual nos sentimos motivados de verdade. Esta é uma oportunidade de ouro perdida e uma das principais fontes de estresse.

Por que fazer isso?

asdf
“Seu trabalho é descobrir qual é seu trabalho e, então, doar-se de todo coração a ele.”Buda (McKay Savage, Flickr/CC)

Se pudermos encontrar e realmente seguir nosso propósito, isto pode mudar fundamentalmente nossas vidas para melhor e também nos ajudar a fazer uma contribuição mais positiva para o mundo à nossa volta.

Pessoas que tem um propósito claro, ou “sentem um chamado”, vivenciam o trabalho como uma fonte de sentido, nos níveis pessoal e social. Eles veem seu trabalho como algo agradável em si mesmo e sentem que contribuem valiosamente para a sociedade. Essas pessoas se sentem atraídas a seguir seu propósito e isso é como o núcleo de sua identidade. Mas como podemos encontrar nosso propósito? Certamente, não é algo simples.

Por onde começar

Encontrar um propósito claro para sua vida não é uma tarefa fácil e não existe uma única resposta ou abordagem que funcione para todos. Entretanto, sabemos que nosso melhor desempenho acontece quando usamos nossa força e foco em tópicos e questões que realmente nos motivam e nos dão energia.

Então um bom começo é encontrar uma maneira de usar nossas qualidades para atuar em uma área pela qual realmente sejamos passionais.

Abaixo segue uma simples porém efetiva abordagem para expressar seu propósito de vida, desenvolvida pelo coach, consultor e autor Neil Crofts.

Passo 1: Qual é o seu talento?

Todos nós temos pontos fortes e talentos, mas nem sempre os reconhecemos e os utilizamos no cotidiano. Escreva uma lista de cinco a oito coisas em que você é bom — coisas que venham naturalmente a você. Não seja modesto, seja honesto.

Passo 2: Pelo que você é apaixonado?

Todos nós temos coisas pelas quais somos passionais e amamos fazer, mas normalmente as vemos como passatempos ao invés de torná-las o centro de nossas vidas e trabalho. Escreva uma lista de cinco a oito coisas pelas quais você é apaixonado. Coisas que você ama vivenciar, falar sobre, pensar e fazer.

Passo 3: O que você gostaria de mudar no mundo?

Nosso propósito é mais significativo se contribui com um benefício social ou bem maior – por exemplo ajudando a vencer algum problema social (exemplos: sustentabilidade, justiça, alívio de sofrimento, igualdade). Escreva uma lista de cinco a oito coisas que te deixam com raiva em relação a como a sociedade opera no momento. Seja específico. Quais são as coisas que te deixam relamente louco?

Passo 4: Combine suas respostas para articular seu propósito positivo

Agora veja se você encontra uma maneira de combinar seus talentos, paixões e indignação de uma maneira positiva e coerente. Se você conseguir, isso pode ser a base do seu propósito de vida. Isso pode ser articulado com a seguinte fórmula:

“Meu propósito de vida é usar meu [talento X] e minha [paixão Y] para [realizar o objetivo Z]”

Seguem alguns exemplos:

  • “Meu propósito de vida é usar meu talento em engenharia e minha paixão sobre formas alternativas de energia para ajudar a desenvolver soluções para a crise das mudanças climáticas.”
  • “Meu propósito de vida é usar meu talento em ensinar e minha paixão pelo bem-estar das crianças para ajudar a reduzir o número daquelas que sofrem com ansiedade e depressão.”

Passo 5: Pense e fale sobre seu propósito

Tendo completado a primeira tentativa de articular seu propósito de vida, passe um tempo pensando sobre isso e discutindo com amigos e familiares confiáveis. É realmente você? Isso reflete como você está vivendo sua vida neste momento, ou sugere que você precisa fazer algumas mudanças para seguir seu propósito?

Encontrar seu propósito ou chamado não é tão fácil e segui-los pode não ser algo imediatamente aplicável. Mas se conseguir, isso te dará um grande senso de bem estar e satisfação – e também pode, potencialmente, contribuir para um bem social mais amplo.

<< anterior | Ação 22 | próximo >>