Voluntarie-se doando seu tempo, energia e habilidades

<< anterior | Ação 12 | próximo >>

Pode ser uma vez só, ou algo que você faça sempre: o trabalho voluntário é algo bom em todos os sentidos. Ajuda contribuindo para a felicidade dos outros, sendo uma excelente forma de conhecer pessoas, aprimorar sua comunidade local e de aumentar sua própria felicidade e bem-estar.

Por que fazer isso?

fb-page3A ciência prova que podemos nos beneficiar do trabalho voluntário do mesmo modo que as pessoas a quem estamos ajudando. Foi demonstrada uma relação entre doar-se aos outros — através de trabalho voluntário e outras coisas — e a redução da depressão e ansiedade, além do aumento do bem-estar e felicidade pessoais. Um pesquisador inclusive menciona a “embriaguez de ajudar” [1], referindo-se à intensa sensação de prazer que alguns voluntários dizem sentir.

Além disso, o trabalho voluntário é uma forma de atuarmos na vida ativamente de modo social e comunitário — e isso, as pesquisas também revelaram como sendo um fator altamente conectado com a felicidade e satisfação na vida [2].

Por onde começar?

1. Planeje

Que tipo de trabalho voluntário seria mais adequado para você, em termos práticos? Ir um pouco além de nossos limites, definitivamente, é algo bom, mas provavelmente criaremos mais benefício se o que fizermos estiver de acordo com nossa situação, gostos e habilidades [3].

Uma boa forma de começar é refletir:

  • Quanto tempo estou disposto a doar?
  • Com que regularidade? Uma vez por semana, por mês, a cada dois finais de semana?
  • Que habilidades estou disposto a oferecer? (frequentemente somente um par de mãos extras ou uma voz amiga já são suficientes)
  • Que habilidades eu poderia gostar de aprender?
  • O que eu apreciaria fazer? Exemplos: algo físico como ensino de jardinagem ou algum esporte; trabalho de escritório; ou algo externo, como levar idosos ou deficientes para fazer compras.

2. Encontre uma oportunidade apropriada

junte-seHá várias formas de encontrar vagas de trabalho voluntário adequadas para você. Aqui estão algumas ideias:

  • Busque oportunidades de contribuir localmente. Por exemplo, você poderia ajudar um vizinho, uma escola local, trabalhar em um jardim ou parque ou auxiliar algum centro comunitário. As oportunidades geralmente são anunciadas em jornais de bairro, bibliotecas, quadros de aviso ou algum website local. Ou então, porque não perguntar às pessoas da área?
  • Procure na internet. Há alguns websites que listam organizações não governamentais que aceitam voluntários por cidade ou região (veja a seção “Links” abaixo). Outra opção é simplesmente pesquisar na internet por opções de voluntariado em sua região.

Links

<< anterior | Ação 12 | próximo >>

Referências
[1] Post, S. G., & Niemark, J. (2007). Why good things happen to good people: How to live a longer, healthier, happier life by the simple act of giving.New York: Broadway Books.
[2] Luks, A. (1988, October). Helper's high: Volunteering makes people feel good, physically and emotionally. And like "runner's calm," it's probably good for your health. Psychology Today, 22(10), 34-42.
[3] Nef(2008) Five Waysto Wellbeing: the Evidence. Prepared for theUKGovernment's Foresight Project