Descubra seus pontos fortes e concentre-se em usá-los

<< anterior | Ação 8 | próxima >>

Faz sentido aproveitar ao máximo aquilo que temos, não? Compreender e usar nossos pontos fortes significa focar nas coisas que são mais naturais para nós e que adoramos fazer. E a ciência tem mostrado que isso pode também nos fazer mais felizes, mesmo depois de apenas uma semana de prática! [1]

Pontos fortes, ou qualidades, são características pessoais que nos permitem um desempenho bom ou o melhor possível para nós. Mas não basta somente saber quais são nossos pontos fortes, precisamos colocá-los em prática [1].

Quando usamos nossos pontos fortes, sentimos mais energia, como se estivéssemos na melhor condição. Nos sentimos atraídos a utilizá-los nas diferentes áreas de nossa vida, como no trabalho, em casa e em nossos momentos de lazer. São áreas nas quais conseguimos aprender coisas novas rapidamente e com frequência (mas nem sempre) outras pessoas também irão reconhecer isso em nós.

Psicólogos nos EUA descobriram que as pessoas que procuraram usar seus pontos fortes de novas maneiras todos os dias por uma semana se mostraram mais felizes e menos deprimidas seis meses mais tarde [1]. Um outro estudo no Reino Unido recentemente mostrou que as pessoas que sentiam estar usando seus pontos fortes apresentavam mais emoções positivas, maior vitalidade e auto-estima, se comparadas a pessoas que sentiam não estar usando seus pontos fortes [2].

Usar seus pontos fortes não significa ignorar suas fraquezas — é uma questão de ênfase. A psicologia positiva defende que se focarmos em desenvolver e usar mais nossos pontos fortes, isso nos ajudará a aproveitar o que temos de melhor e a nos sentirmos felizes. Claro que precisamos lidar com nossas fraquezas, especialmente as que sentimos que estão nos atrapalhando, mas com frequência não precisamos sermos ótimos nessas áreas: bom o suficiente em geral basta.

Os passos abaixo irão lhe ajudar a identificar seus pontos fortes e a ter ideias sobre como usá-los.

Por onde começar

1. Identifique seus pontos fortes

Às vezes é difícil descobri-los sozinhos, porque nossas qualidades podem ser tão naturais que nem notamos, ou focamos em apenas um aspecto, ou até mesmo imaginamos que não temos pontos fortes. Por isso, psicólogos desenvolveram questionários para nos ajudar.

Um dos questionários mais amplamente usados foi desenvolvido por dois dos fundadores da psicologia positiva: Martin Seligman e Chris Peterson. A pesquisa deles identificou 24 qualidades de personalidade que são valorizadas universalmente em todas as culturas. Evidentemente existem mais possíveis pontos fortes que 24, mas essa é uma boa forma de começar a explorar quais são os seus.

Responda o “questionário sobre qualidades de personalidade” (Character Strengths Questionaire) do VIA Institute on Character:

  1. acesse o site do VIA Institute
  2. em Register to Get Started, selecione “Português (Brasil)” e preencha o formulário

O serviço é gratuito, mas responder tudo leva aproximadamente entre 20 e 30 minutos. Assegure-se de responder as perguntas levando em conta como você realmente é, e não como gostaria de ser.

Observação: a versão gratuita fornece um curto relatório listando seus pontos fortes de personalidade no topo, em ordem decrescente. Isso é suficiente para iniciar uma reflexão (há a opção de um relatório detalhado pago).

2. Examine seus pontos fortes

Confira a lista com seu resultado. Você vai ver que todos as 24 qualidades estão incluídas, mas as cinco primeiras devem ser consideradas a sua combinação pessoal de qualidades. Observação: o fim da lista não representa necessariamente suas fraquezas, são apenas características não tão fortes em você.

Sobre cada uma das cinco primeiras características, pergunte-se:

  • Eu me sinto naturalmente atraído para essa qualidade/ ponto forte?
  • Isso realmente reflete quem sou?
  • Eu me sinto entusiasmado? Ou isso me dá energia?
  • Essa característica me surpreende?
  • O quanto eu uso esse ponto forte atualmente – no trabalho, em casa, nos meus hobbies, na minha vizinhança?
  • Os outros veriam isso em mim? (se precisar, pergunte a eles)

Se você sentir que uma dessas características não reflete quem você realmente é, então dê uma olhada nos números 6, 7 ou 8 da lista e faça as mesmas perguntas. Chegue a uma lista de cinco com que você realmente se identifique, cujas qualidades realmente te dão energia.

3. Use seus pontos fortes

Escolha uma dos cinco qualidades ou pontos fortes e pergunte-se:

  • De que forma eu já uso isso?
  • Em que áreas da vida eu uso isso?
  • Quais as outras áreas em que eu poderia usar mais isso?
  • De que outras formas eu poderia usar isso?

Todos os dias, ao longo da próxima semana, tente usar essa característica de uma nova forma ou em uma nova área de sua vida. Repita isso na semana seguinte com outra das suas cinco principais qualidades, e assim por diante…

Por exemplo: se o seu ponto forte é “Curiosidade”, por que não tentar o seguinte?

  • Experimente um novo trajeto para o trabalho
  • Leia um jornal diferente
  • Assista uma palestra sobre um assunto que você desconhece
  • Prove a culinária de uma outra cultura
  • Use sua curiosidade para se conectar com as pessoas que encontrar
  • Visite um museu ou galeria que você nunca foi, ou não vai há muito tempo
  • Realize uma nova atividade física
  • Pergunte a conhecidos o que os faz mais felizes
  • Pergunte a uma organização de caridade próxima sobre como você poderia ajudar
  • Explore este site para buscar outras coisas do que você poderia fazer

<< anterior | Ação 8 | próxima >>

Referências
[1] Seligman, M. E. P., Steen, T. A., Park, N., & Peterson, C. (2005). Positive psychology progress: Empirical validation of interventions. American Psychologist, 60, 410-421.
[2] Wood, A.M., Linley, P.A., Maltby, J., Kasden, T.B., & Hurling,R. (2011). Using personal and psychological strengths leads to increases in well-being over time: A longitudinal study and the development of the strengths use questionnaire.Personality and Individual Differences, 50 (2011) 15-19