<< anterior | Ação 25 | próxima >>
Conhecer as pessoas que moram próximas a você ajuda a criar um sentimento de pertencer àquela comunidade, compartilhando uma identidade regional. Também ajuda a fortalecer as conexões e a confiança em nossas redes mais amplas, contribuindo para uma vizinhança mais feliz para todos.
Por que fazer isso?
Nossas vidas são geralmente tão ocupadas que não conseguimos nos relacionar com os vizinhos. Especialmente nas cidades grandes, onde os horários das pessoas dificilmente se coincidem, e novos moradores chegam e vão.
Ainda assim, uma pesquisa da Young Foundation [1] e outras instituições descobriu que o bem-estar é maior entre pessoas que mantém contato regular com seus vizinhos e que conhecer as pessoas na vizinhança — mesmo ao apenas cumprimentar — pode ter um grande impacto sobre o quão seguros e felizes nos sentimos no local onde moramos.
Por onde começar
Por vezes fica claro o que pode ser feito, mas nem sempre. Não precisamos realizar grandes atos, pequenas coisas também podem fazer a diferença. Isso pode exigir um pouco de confiança no começo, mas torna-se mais fácil com o tempo. Aqui estão algumas ideias de como se conectar:
- Se você cruza com frequência com alguém em sua rua, tente sorrir para ela e dizer “olá”. Encontre uma oportunidade de se apresentar, conte a ela um pouco sobre você, e o que gosta de fazer nas redondezas. Então pergunte o que ela gosta de fazer também. Você pode até convidá-la para um chá ou bate papo.
- Se alguém novo se mudar para perto de você, faça-o sentir-se bem-vindo. Aproveite a oportunidade para se apresentar e oferecer ajuda com quaisquer dúvidas que a pessoa possa ter sobre a região. Por exemplo você pode dar dicas sobre a coleta do lixo, os pontos de ônibus, a infra-estrutura locais etc.
- Se você é novo na região, apresente-se aos vizinhos quando estiver andando pela área. Diga a eles o que te levou a se mudar para lá, e descubra algo sobre eles e suas vidas.
- Procure maneiras de ajudar seus vizinhos, e não tenha medo de pedir se você precisar de ajuda também. Oferecer e receber apoio e ajuda aumenta a felicidade e bem-estar.
- Procure por oportunidades de se conectar com as pessoas da vizinhança – por exemplo, frequentar um grupo comunitário local, associação de moradores, oportunidades para voluntariado, aulas de atividades físicas, clube do livro etc. Tente buscar em páginas de internet locais, ou fique de olho em murais de aviso etc.
<< anterior | Ação 25 | próxima >>
Referências [1] Bacon,N., Brophy, M., Nguni, N., Mulgan, G., & Shandro, A. (2010). The State Of Happiness: Can Public Policy Shape People's Wellbeing and Resilience? London: Young Foundation