Agradeça às pessoas a quem você se sente grato

<< anterior | Ação 5 | próximo >>

A gratidão traz mais do que apenas uma sensação de estar bem, ela de fato nos beneficia. E mais, faz bem às outras pessoas também. Portanto, agradecer às pessoas a quem somos gratos aumenta a felicidade em todos os sentidos.

Por que fazê-lo?

"Que sejamos gratos às pessoas que nos fazem felizes, elas são os encantadores jardineiros que fazem nossas almas florescerem" - Marcel Proust
“Que sejamos gratos às pessoas que nos fazem felizes, elas são os encantadores jardineiros que fazem nossas almas florescerem”Marcel Proust

Uma das formas pelas quais a gratidão nos beneficia é ajudar-nos a construir relacionamentos com outras pessoas, tornando ambos mais felizes. A ciência mostra que a gratidão aumenta nossa disposição de ajudar e perdoar os outros, o que faz com que todos se entendam melhor.

A gratidão também nos faz sentir mais valorizados — uma necessidade humana básica. Todos precisamos disso, mas às vezes não nos damos conta de que tivemos uma influência positiva sobre alguém, portanto é sempre bom saber. E mais, a gratidão tem um efeito multiplicador – se sabemos que alguém valorizou algo que fizemos, é mais provável que façamos novamente, e mais pessoas se beneficiarão.

"Pude demonstrar que o medo fecha nossas mentes e corações, enquanto emoções positivas literalmente os abrem... Elas de fato alteram nossa disposição mental e nossa bioquímica." dra. Barbara Fredrickson, professora de psicologia da University of North Carolina
“Pude demonstrar que o medo fecha nossas mentes e corações, enquanto emoções positivas literalmente os abrem… Elas de fato alteram nossa disposição mental e nossa bioquímica.” – dra. Barbara Fredrickson, professora de psicologia da University of North Carolina

Mas nem sempre é fácil. No dia-a-dia quase sempre nos lembramos de agradecer às pessoas por pequenas coisas, entretanto, muitas vezes, esquecemos de fazê-lo para as pessoas que tiveram o maior impacto em nossas vidas. Algumas vezes, só nos lembramos disso quando já é tarde demais e eles não estão mais por perto. Essa é uma oportunidade perdida de felicidade.

Pesquisas científicas mostram que agradecer às pessoas a quem mais somos gratos, e explicar o motivo, é uma das formas mais poderosas de incrementar nossa felicidade. Em testes, as pessoas que escreveram uma carta de agradecimento a uma pessoa, e a entregaram, experimentaram um aumento imediato de sentimentos positivos, e se mantiveram mais felizes e menos deprimidas até um mês mais tarde. Então, por que não tentar?

Por onde começar

Pesquisas apontam que vivenciar emoções positivas em uma proporção de 3 para 1, em relação a negativas, leva a um ponto crítico em que naturalmente nos tornamos mais resilientes a adversidades e mais capazes de realizar metas. (ryanne lai, Flickr/CC)
Pesquisas apontam que vivenciar emoções positivas em uma proporção de 3 para 1, em relação a negativas, leva a um ponto crítico em que naturalmente nos tornamos mais resilientes a adversidades e mais capazes de realizar metas. (ryanne lai, Flickr/CC)
  1. Pense em pessoas a quem você é realmente grato, pessoas que tiveram uma influência ou impacto particularmente positivos em sua vida, ou que foram realmente gentis. Por exemplo, seus pais ou outros membros da família, amigos, professores, colegas de trabalho ou vizinhos. Anote os nomes. É importante que você se sinta genuinamente agradecido a essas pessoas.
  2. Escolha uma pessoa a quem escrever, talvez alguém a quem você nunca tenha agradecido apropriadamente antes. Dê preferência a alguém que você possa encontrar pessoalmente na próxima semana.
  3. Escreva uma carta para ele(a). Seja específico e claro sobre o que essa pessoa fez por você, e como isso afetou a sua vida naquele momento, e como afeta agora. Se você não vê essa pessoa há algum tempo, informe o que você está fazendo, e explique como aquilo que ela fez contribuiu para quem você é hoje.
  4. Combine um encontro. Para extrair o máximo desta ação, combine um encontro pessoal para que você possa ler pessoalmente a carta para a pessoa. Isto nem sempre é fácil, mas provavelmente você se sentirá satisfeito por tê-lo feito. Entre em contato e combine uma boa hora para vocês se verem nesta semana. Seja vago quanto ao objetivo do encontro – este exercício é mais divertido quando é uma surpresa. Tente fazer isso logo depois de ter escrito a carta.
  5. Leia sua carta para a pessoa. Sente-se confortavelmente. Conte para ela que você tem uma surpresa. Peça que ela se sente e escute enquanto você lê. Depois que você tiver lido toda a carta, pare um instante para observar as reações dela e como você se sente. Depois, juntos vocês podem conversar sobre o que leu, por que foi importante para você e como isso a afetou.
  6. Reflita. Depois do encontro, separe um momento para pensar: como você se sentiu ao escrever? Como você foi afetado pela reação da outra pessoa? Como está se sentindo depois do encontro? Agora pense em quem mais da sua lista você gostaria de agradecer…

Vídeo relacionado:

 

<< anterior | Ação 5 | próximo >>

Imagem no topo: tOrange.us/CC

Referências
 [1] Emmons, R.A., & Mishra, A. (2010, in press). Why gratitude enhances well-being: what we know what we need to know. In Sheldon, K., Kashdan, T., & Steger, M.F. (Eds.) Designing the future of positive psychology: Taking stock and moving forward. New York:Oxford University Press.
 [2] Lyubomirsky, S. (2007). The How of Happiness.London: Penguin Books
 [3] Seligman, M.E.P., Steen, T. A., Park, N., & Peterson, C. (2005). Positive psychology progress: Empirical validation of interventions. American Psychologist, 60, 410-421.
 [4] Seligman, M.E.P. (2011). Flourish: A visionary new understanding of happiness and well-being.New York: Free Press