Richard Layard

richard_layardRichard Layard, um dos fundadores da Ação para Felicidade, é professor emérito de economia na London School of Economics, onde foi diretor-fundador do Centre for Economic Performance até 2003. Ele agora lidera o Programme on Well-Being desse departamento. Desde 2000, é membro da Câmara dos Lordes, sendo um árduo defensor da ideia de tornar o bem-estar subjetivo das pessoas o objetivo central dos governos.

Ele é um economista do trabalho, autor de grandes contribuições na área de desemprego, inflação, desigualdade e na reforma pós-comunista. Foi um dos primeiros defensores da abordagem “welfare-to-work” (que prepara desempregados que recebem auxílio para oportunidades de trabalho) para o desemprego na Europa e seu trabalho influenciou a política de muitos países.

Em 2008, recebeu o prêmio IZA em economia do trabalho. Seu influente livro “Happiness – Lessons from a New Science” foi publicado em 2005 e vendeu 150.000 exemplares em 20 línguas. Também é consultor do governo britânico em políticas de saúde mental e é um arquiteto da revolucionária nova política de “Melhorar o acesso à terapia psicológica”.

Ele foi coordenador-adjunto do Well-Being Programme no Reino Unido, através do qual três administrações locais introduziram o Penn Resilience Programme no currículo para crianças de 11 anos. Também é consultor do Escritório de Estatísticas Nacionais do Reino Unido no que se refere à medição do bem-estar nacional e presidente do Conselho de Agenda Global sobre Saúde e Bem-Estar, do Fórum Econômico Mundial.

Com Geoff Mulgan e Anthony Seldon, há alguns anos ele iniciou um movimento “grassroots” para criar uma sociedade mais feliz chamado de Ação para Felicidade.