Nossa visão para o movimento Ação para Felicidade envolve grupos de pessoas com os mesmos ideais se encontrando para compartilhar ideias e realizar ações. Há hoje uma vasta gama de evidências sobre como podemos criar vidas mais felizes, mas a maioria desse conhecimento não está sendo aplicado em nossos lares, escolas, negócios e comunidades.
Então, se você acredita que felicidade importa e quer fazer parte da construção de uma sociedade mais feliz, por que não criar um grupo local hoje mesmo e começar a colocar essas ideias em prática juntos?
Veja a lista de grupos locais no Brasil.
Princípios básicos para os grupos
- Quem – Qualquer pessoa é bem-vinda para criar ou se juntar a um grupo. Não é necessário nenhum conhecimento especializado, além daquilo que apresentamos neste site, embora obviamente será uma vantagem se o líder do grupo tiver alguma experiência em organizar atividades em grupo.
- Onde – Estamos empenhados para que as pessoas criem grupos locais onde quer que estejam no mundo. Embora nosso foco principal no momento seja o Reino Unido, já temos membros em mais de 100 países e estamos nos esforçando para ver o movimento continuar a crescer pelo mundo.
- O que – Para ser considerado parte do movimento Ação para Felicidade, os grupos precisam focar em nosso tema central — a atividade principal do grupo deve ser: aprender sobre, discutir e realizar ações ligadas à felicidade e bem-estar. Isso é diferente de um grupo focado em algo mais genérico que contribui para a felicidade (por exemplo, pilates ou canto de coral. Essas certamente são coisas ótimas para o bem-estar, mas milhares de grupos assim já existem e nosso foco é mais específico).
- Por que – Gostaríamos que os grupos se foquem não apenas no que podem fazer para ajudar seus membros, mas também no que é possível realizar para a felicidade de outras pessoas, embora obviamente esses dois aspectos andem de mãos juntas. A ideia central por trás da Ação para Felicidade é que, para criar uma sociedade mais feliz, precisamos nos focar em contribuir para a disseminação da felicidade e redução da infelicidade ao nosso redor.
- Como – Essa página fornece algumas ideias básicas sobre o que um grupo pode escolher como foco: Crie um grupo local Ação para Felicidade.
Encontrar interessados para formar um grupo
Se quiser iniciar um grupo conforme os princípios acima, mas não conhece pessoas interessadas por perto, entre em contato informando seus planos e como poderíamos ajudar. Podemos, por exemplo, divulgar a ideia a mais pessoas, para encontrar interessados.
Você também deve divulgar amplamente a formação de seu novo grupo, da maneira que achar melhor. Pela Internet, uma boa opção é usar a ferramenta de Grupos do Facebook. Com ela, você pode criar um grupo chamado, por exemplo, “Ação para Felicidade – (sua cidade)”. Então, convide seus conhecidos e, juntos, discutam a melhor maneira para se encontrarem.
Envie-nos o endereço de seu grupo no Facebook, para que também possamos divulgá-lo, convidando os interessados da região a participar. Com o grupo já formado, envie as informações atualizadas de seu grupo para publicarmos neste site.
Parceria com outros grupos
Além de pessoas formando novos grupos locais, também gostaríamos que os milhares de outros grupos e organizações existentes considerassem o que eles podem fazer para melhorar o bem-estar das pessoas cujas vidas eles afetam.
Exemplos desses outros grupos incluem museus, grupos religiosos, sociais, de ação comunitária, provedores de educação para adultos, suporte para pais e mães, asilos, clubes de jovens, uniões de estudantes, associações de moradores e muitos outros.
Adoraríamos ajudar esses grupos a aplicar as “10 chaves para uma vida mais feliz” para que eles possam:
- Avaliar suas atividades e ter um melhor entendimento sobre o que já fazem para afetar o bem-estar das pessoas
- Considerar se poderiam, ou não, realizar atividades adicionais em cada uma das “10 chaves” para aprimorar ainda mais o bem-estar e felicidade
- Bolar um plano de ação para introduzir e comunicar essas atividades adicionais
Se você faz parte de alguma organização ou grupo que gostaria de usar as “10 chaves para uma vida mais feliz”, entre em contato.
Regras para manter um grupo
Se você criar um grupo Ação para Felicidade, esperamos que siga as seguintes regras:
- Objetivos – O foco de seu grupo deve estar alinhado com os princípios do movimento: basicamente, ajudar a criar uma sociedade mais feliz.
- Atividades – As atividades do grupo não devem envolver nada comercial. Liderar um grupo é algo voluntário e não se espera que nenhum líder ou membro tenha qualquer ganho comercial por coordenar ou estar envolvido com um grupo.
- Material – Nosso conteúdo está livremente disponível neste site, mas os grupos devem estar familiarizados com os termos de uso. Em particular, o material não pode ser utilizado para propósitos comerciais ou adaptados sem permissão.
- Comunicação – Esperamos que os líderes dos grupos informem que um grupo foi formado e que respondam pedidos por informações sobre as atividades do grupo.
Profissionais da área
Somos gratos aos profissionais de psicologia, ou áreas relacionadas, que têm atuado e se interessado ativamente por nosso movimento. A Ação para Felicidade (APF) tem uma missão: criar sociedades mais felizes — e o objetivo principal de nossas atividades é divulgar ideias e ações relacionadas de modo livre e sem custo, para todos. Sendo assim, espera-se que um profissional — ao frequentar ou coordenar um grupo ou evento nosso — deixe de lado seus objetivos de trabalho, focando-se em nossa missão.
No caso de um profissional que facilite encontros em nosso movimento, é permitido que ele mencione brevemente seu trabalho no final, informando que interessados podem procurá-lo depois se quiserem mais informações. No entanto, usar parte significativa de um evento APF, ou da comunicação de um grupo, para divulgar seus serviços vai frontalmente contra os princípios básicos de nosso movimento.
Uso do material
Nosso material e conteúdo estão disponíveis livre e gratuitamente apenas para uso pessoal. Se um profissional tiver interesse em usá-los, precisa fazer conosco um acordo de licenciamento — do contrário, isso vai contra os termos de uso. Usar nosso nome/marca em iniciativas comerciais também é uma ofensa legal. Leia mais em nossos termos de uso.
Auto-regulação
Cada grupo tem autonomia para atuar e quem os regula são os próprios membros. Se você faz parte de um grupo e tem dúvidas se as diretrizes acima estão sendo seguidas, converse com outros membros e os responsáveis para tentarem buscar uma solução.
Sinta-se livre também para se comunicar com os responsáveis por este website.
No caso de um grupo que não estiver seguindo estas diretrizes, ele não será considerado como parte de nosso movimento e não pode usar nosso nome/ marca.