<< anterior | Ação 26 | próximo >>
Demonstrar interesse e entusiasmo genuínos quando coisas boas acontecem com as pessoas ao redor faz maravilhas pelas ligações que mantemos com os outros. E nos faz bem também!
Por que fazer isso?
Confiar coisas uns aos outros é uma característica importante de relacionamentos próximos. Compartilhar nossos pensamentos e sentimentos sobre as coisas que acontecem conosco é uma parte importante desse processo.
Psicólogos recentemente descobriram que o modo como reagimos quando as pessoas compartilham boas notícias sobre coisas que aconteceram com elas pode ser até mais importante para nossas relações do que a maneira como reagimos quando as coisas vão mal para elas. Igualmente, o modo como nosso parceiro, amigo ou parente reage a nossas boas notícias ajuda a sentir que estamos recebendo cuidado e compreensão.
Quando respondemos às boas notícias com interesse e entusiasmo — ao fazer perguntas e ajudar nosso parceiro a reviver a experiência — eles vão sentir mais intimidade e confiança, ficarão mais satisfeitos com a relação e, mais provavelmente, se envolverão com atividades divertidas e relaxadas.
Estudos também demonstraram que casais em que os parceiros se comportaram assim, passaram por menos separações.
Por onde começar
Passo 1: Pense
Quando seu parceiro ou amigo íntimo lhe contar sobre algo bom que aconteceu com ele, como você normalmente reage? (se não tem certeza, por que não perguntar a eles?). Você costuma…
- dizer algo como “Que ótimo!” e então partir para o próximo assunto
- apontar os problemas em potencial
- continuar o que estiver fazendo ou mudar de assunto
- dizer algo como “Que ótimo!” e então perguntar mais sobre isso, por exemplo “Como você fez isso?” ou “E agora, o que vai acontecer?”
A opção 4 é conhecida como a resposta “ativa-construtiva” e tem o impacto mais positivo nas relações. É “ativa” pois perguntamos sobre o acontecimento, e é “construtiva” pois foca no que aconteceu de bom.
Passo 2: Aja
Na próxima vez que alguém compartilhar boas notícias — pequenas ou grandes — tente dar uma resposta ativa-construtiva. Genuinamente se entusiasme e mostre interesse ao fazer perguntas. Seguem alguns exemplos que você pode tentar:
- “Muito bem! Como isso foi acontecer?”
- “Ótimo! Conte-me tudo sobre isso. Quem estava lá? Quando foi? O que eles disseram?”
- “Isso é maravilhoso, fico tão feliz por você. Conte desde o começo. O que você fez para no final ser assim perfeito?”
<< anterior | Ação 26 | próximo >>
Referências [1] Gable, S. L., Gonzaga, G., & Strachman, A. (2006). Will you be there for me when things go right? Supportive responses to positive event disclosures. Journal of Personality and Social Psychology, 91, 904-917. Imagem no topo: Damien du Toit, Flickr/CC.