Faça coisas gentis para os outros

<< anterior | Ação 2 | próxima >>

Tudo o que vai, volta – e no que diz respeito à gentileza, realmente volta. Pesquisas mostram que ser gentil com os outros aumenta o seu próprio nível de felicidade, assim como o do outro. E, além disso, produz um efeito cascata: a gentileza é contagiosa, então um ato de gentileza transforma a nossa comunidade em um lugar melhor para se viver.

Por que fazer isso?

“Seja gentil sempre que possível. Sempre é possível.” -- Dalai Lama
“Seja gentil sempre que possível. Sempre é possível.”Dalai Lama

Pesquisas recentes sobre o funcionamento cerebral confirmam que somos programados para amar e ter compaixão. Portanto, não é só a busca do sucesso individual – nossas comunidades e sociedade florescem quando as pessoas cuidam umas das outras.

Quando somos gentis com as pessoas que conhecemos, isto fortalece nossa conexão com elas e oferece uma fonte de apoio. Pesquisas mostram que podemos nos beneficiar mais oferecendo suporte do que em recebê-lo – assim como se torna mais provável que recebamos apoio em troca quando precisarmos. Pode até não ser um uma relação estrita de troca ou nem mesmo envolver a mesma pessoa, mas ser gentil com outras pessoas desenvolve uma rede mais ampla de apoio que aumenta o bem-estar em geral.

Fazer coisas gentis para estranhos ajuda a desenvolver a cooperação, a confiança e uma noção de segurança em nossas comunidades. Também nos ajuda a ver os outros de uma forma mais positiva e a ter empatia com eles. Esses são os fundamentos de uma comunidade local próspera e de uma sociedade que floresce, promovendo o bem estar para todos.

O que é considerado gentileza?

A gentileza pode ser simples como um sorriso, um agradecimento ou uma palavra de incentivo. É uma forma de se conectar, ainda que por um breve momento, com as pessoas que passam por nós em nosso cotidiano. Não precisa custar dinheiro ou tomar muito tempo – o que é importante é que seja um ato de carinho genuíno e interesse pela outra pessoa. Abaixo estão várias sugestões, assim como outras espalhadas por todo este site.

Doar aos outros ativa áreas de cérebro associadas com prazer, conexão social e confiança. Comportamento altruísta libera endorfinas no cérebro e aumenta a felicidade tanto para nós quanto para quem ajudamos. Estudos mostram que dar dinheiro tende a nos fazer mais felizes do que gastá-lo nós mesmos.
Doar aos outros ativa áreas do cérebro associadas com prazer, conexão social e confiança. O comportamento altruísta libera endorfinas no cérebro e aumenta a felicidade tanto para nós quanto para quem ajudamos. Estudos mostram que dar dinheiro tende a nos fazer mais felizes do que gastá-lo nós mesmos.

Atos de gentileza podem ser impulsivos, como quando notamos que alguém precisa de ajuda. Por exemplo, podemos ceder nosso assento no ônibus ou pegar algo que alguém deixou cair no chão. As oportunidades de ser gentil aparecem em todos os lugares – como dar o jornal para outra pessoa quando acabamos de ler, deixar alguém pegar o lugar no estacionamento primeiro ou passar adiante um ingresso que não usaremos.

Atos de gentileza também podem ser pensados com antecedência – como planejar fazer algo por um amigo, vizinho ou pessoa amada, ou porque queremos espalhar alguma alegria todos os dias. Existem maneiras ilimitadas de ser gentil com outros – você só precisa manter os olhos abertos e prestar atenção em volta para identificar as oportunidades de ajudar.

Para ser gentil, é importante que estejamos atentos às pessoas ao nosso redor – e às suas necessidades e sentimentos. Todos nós temos compaixão inata, mas algumas vezes toma algum tempo para que nos sintonizemos com ela. Como diz o Dalai Lama: “Seja gentil sempre que possível. Sempre é possível.”

Onde começar

1. Planeje gentileza – Reflita um pouco sobre o que você poderia fazer para espalhar gentileza – assim é mais provável que você identifique as oportunidades quando elas surgirem. Faça você mesmo uma lista de pequenas iniciativas que você poderia tomar no seu dia-a-dia – elas não precisam envolver dinheiro algum. Pense nas pessoas que você conhece e em outras pelas quais você passa ao longo do dia. O que você poderia fazer hoje ou amanhã? O que você se sente motivado a fazer? Abaixo estão várias idéias para te fazer pensar.

2. Tenha um “dia de gentileza” – Em um dia específico, talvez uma vez por semana, tente realizar ao menos cinco atos diferentes de gentileza para pessoas diferentes. Faça coisas que você não faria normalmente. Depois, reflita: Como você se sentiu após realizar cada ato? Como você se sentiu ao fim do dia? Você pode também fazer isto como um desafio entre amigos, para depois se reunir ao fim do dia e discutir o que cada um realizou. Vá e espalhe um pouco de gentileza!

3. Faça junto com outros – Tente pensar em coisas gentis que você poderia fazer com amigos, com a família ou com vizinhos. Vocês podem trocar idéias e ajudar uns aos outros. Fazer coisas novas juntos colabora para construir as relações, o que também aumenta a felicidade, portanto você ganha de todos os lados. Se tiver filhos, faça-os pensar no que eles poderiam fazer também. Pergunte a eles quais atos de gentileza eles fizeram ou receberam no dia – pode ser que eles compartilhem estórias lindas com você!

40 atos de gentileza

Aqui está uma lista de sugestões de atos de gentileza para te ajudar a começar:

"Não podemos fazer grandes coisas nesta Terra, apenas pequenas coisas com grande amor" - Madre Teresa
“Não podemos fazer grandes coisas nesta Terra, apenas pequenas coisas com grande amor” – Madre Teresa
  1. Ceda o seu assento
  2. Segure a porta para alguém passar
  3. Faça um elogio (sincero)
  4. Faça alguém rir
  5. Dê um abraço em alguém
  6. Gaste algum tempo para realmente ouvir alguém
  7. Deixe um carro te ultrapassar sempre que sair
  8. Faça alguém novo se sentir bem vindo
  9. Ajude alguém que está perdido
  10. Converse com um estranho
  11. Recolha algum lixo ao caminhar
  12. Deixe alguém entrar na sua frente em uma fila
  13. Leia uma história para uma criança
  14. Conte para alguém o quanto ele(a) significa para você
  15. Deixe alguém pegar o seu lugar no estacionamento
  16. Ofereça dinheiro trocado para alguém que está com dificuldade em encontrar a quantia certa
  17. Sirva o café na cama para uma pessoa querida
  18. Compre bolos ou frutas para os seus colegas
  19. Convide seu vizinho para um drink e um papo
  20. Ofereça para ajudar alguém a carregar as compras
  21. Elogie o trabalho de alguém
  22. Repasse um livro que você gostou
  23. Peça desculpas (você sabe para quem!)
  24. Perdoe alguém pelo que ela fez
  25. Visite um amigo, parente ou vizinho doente
  26. Compre um presente inesperado para alguém
  27. Cozinhe alguma coisa para um vizinho
  28. Pague a conta de alguém atrás de você na fila
  29. Faça uma tarefa que normalmente você não faz
  30. Ajude alguém em necessidade
  31. Ofereça para tomar conta dos filhos de uma amiga
  32. Ofereça para cortar a grama do vizinho
  33. Dê suas coisas velhas para os necessitados
  34. Dê comida para um morador de rua e pare para conversar com ele
  35. Visite alguém que esteja solitário
  36. Doe sangue
  37. Retome contato com alguém de quem está distante
  38. Organize um evento beneficente
  39. Doe seu tempo para alguma obra de caridade
  40. Planeje uma festa de rua

<< anterior | Ação 2 | próxima >>

Imagem no topo: Random Acts of Kindness.