Encontre felicidade no trabalho

<< anterior | Ação 49 | próximo >>

Buscar conscientemente formas de aumentar a felicidade no trabalho pode mudar a forma como nós e as outras pessoas nos sentimos, e quão bem nos saímos. Então, ao invés de reclamar do trabalho, por que não pensar sobre como obter mais felicidade com o que faz?

Por que fazer isso?

A maioria de nós ou é indiferente ou tem sentimentos negativos sobre seu trabalho. Pesquisas mostram que a forma como escolhemos pensar sobre uma coisa faz uma grande diferença sobre como nos sentimos em relação a ela; então isso pode ter um grande impacto em quão felizes somos no geral. Além disso, já que foi comprovado que as pessoas felizes são mais eficientes no trabalho, isso pode também mudar a forma como nos saímos em nossos empregos, o que pode ter mais efeitos posteriores em nosso bem-estar.

Conscientemente decidir buscar formas de se engajar tende a contribuir para a felicidade e bem-estar, assim como leva a um melhor desempenho e produtividade.

Cada um de nós é diferente, assim como nossas circunstâncias individuais. Mas todos podemos encontrar formas de aumentar a nossa felicidade e a dos demais em nosso trabalho, ainda que apenas de modos aparentemente pequenos — pequenas coisas podem fazer a diferença.

Um número cada vez maior de pesquisas demonstra que existem diversas ações que podemos realizar para aumentar nossa felicidade. Dado o número de horas que passamos no ambiente de trabalho ao longo de nossa vida, faz sentido considerar como podemos otimizar isso ao máximo, no sentido de aumentar a felicidade e bem-estar para nós e os outros.

Muitas das “10 chaves para uma vida mais feliz”, e as ações derivadas são rotas para direta ou diretamente satisfazer nossas necessidades psicológicas básicas e, desse modo, chegar à felicidade. O objetivo desta ação é mostrar como as “10 chaves” se aplicam ao trabalho.

Por onde começar

Aqui estão algumas perguntas para reflexão, ajudando a aplicar as “10 chaves” no trabalho…

Doação: Como estou ajudando e apoiando meus colegas, clientes, parceiros, consultores e fornecedores? De que forma meu trabalho faz diferença para os outros?

Relações: Como posso melhorar meus relacionamentos no trabalho? Como equilibro trabalho e vida pessoal?

Exercício físico: Como posso encaixar atividades físicas no meu dia? Como garantir que estou comendo bem e descansando adequadamente?

Atenção: Como posso incorporar momentos de atenção plena no trabalho?

Aprendizado: Quais talentos estou desenvolvendo, ou que coisas novas tentei recentemente?

Direção: Quais são meus objetivos no trabalho – para hoje, esta semana, este ano? Como eles se encaixam e contribuem para meus objetivos de vida, e como contribuem para aprimorar minha competência, construir relações e ajudar os outros? Como se alinham meus objetivos, os da minha equipe e da minha organização?

Resiliência: Quais são minhas táticas para lidar com desafios difíceis no trabalho? Estou focando no que posso controlar? Preciso pedir ajuda para os outros? Tem alguém próximo que pode me ajudar?

Emoções positivas: Que coisas (ainda que pequenas) posso identificar para me sentir bem hoje no trabalho? O que me fez sorrir? Como estou compartilhando essas coisas com os outros?

Aceitação: Como estou fazendo o melhor uso de minhas qualidades no trabalho? Será que tenho uma visão equilibrada sobre o que estou fazendo bem e o que não está saindo tão bem?

Propósito: De que forma meu trabalho hoje se conecta com meu propósito maior e com o que dá sentido à minha vida?

Então, quais ações você vai realizar para aumentar sua felicidade no trabalho?

<< anterior | Ação 49 | próximo >>

Referências
.Stairs, M. & Galpin, M. (2010) Positive engagement: from employee engagement to workplace happiness. In P.A. Linley, S. Harrington & N. Garcea (Eds), Oxford Handbook of Positive Psychology and Work. NY: Oxford University Press
.Linley,P.A., N.Garcea, & Harrington, S. (2011). Organizational applications of positive psychology: taking stock and a research roadmap for the future. In K.M.Sheldon, Kashdan,T.B. & Steger,M.F. Designing Positive Psychology: Taking Stock and Moving Forward. NY: Oxford University Press.

Imagem no topo: Luis Llerena, CC0.