Crie um grupo local

<< anterior | Ação 3 | próxima >>

Nossa visão para o movimento Ação para Felicidade envolve grupos locais de pessoas com o mesmo ideal se reunindo para trocar ideias e iniciar ações.

Há hoje um vasto espectro de evidências sobre como podemos criar vidas mais felizes, mas a maior parte delas não está sendo colocada em prática em nossos lares, escolas, negócios e comunidades. Portanto, se você acredita que a felicidade é importante e quer fazer parte da construção de uma sociedade mais feliz, por que não criar um grupo local hoje e começar a colocar essas ideias em prática juntos.

Por que fazer isso?

Formar ou se juntar a um grupo traz muitas vantagens:

  • Estrutura: ir a encontros regulares nos ajuda a manter o foco, e quando dizemos a alguém que vamos fazer algo é mais provável que coloquemos em prática nossas ideias
  • Inspiração: ser parte de um grupo nos expõe a muitas perspectivas e ideias novas. Aprendemos coisas novas e nos inspiramos com as histórias e experiências dos outros
  • Apoio: Alguns de nós se sentem isolados ou frustrados e não se dão conta de que outras pessoas podem ter os mesmos sentimentos. Os grupos nos fornecem apoio, mas também nos dão a oportunidade de encorajar outras pessoas.
  • Prazer: É divertido estar com outras pessoas – sejam antigos amigos ou desconhecidos – especialmente para falar de um assunto tão importante para você como felicidade

Por onde começar?

  • 1. Encontre pessoas com o mesmo ideal. Comece conversando com pessoas que você conhece sobre sua ideia de iniciar um grupo de Ação para a Felicidade. Tente encontrar interessados e incentive-os a convidar outras pessoas que eles conheçam. Se puder, divulgue usando ferramentas online, redes sociais e ferramentas de grupos, como por exemplo os grupos do Facebook.

  • 2. Selecione um tema inicial. Com base em seus próprios interesses e nas visões das pessoas com quem você falou, escolha um tema inicial para o seu grupo. Não existem regras rígidas e o foco do grupo irá evoluir ao longo do tempo. Veja algumas sugestões de temas para os grupos:

. Discutir felicidade – O que significa, e qual a importância?
. Usar as “10 chaves para uma vida mais feliz”
. Criar um ambiente mais feliz em seu local de trabalho
. Praticar atos de gentileza juntos na comunidade local
. Estimular as autoridades locais a promover o bem-estar

  • 3. Organize o encontro. Encontre um local adequado: dependendo do tema escolhido, pode ser a casa de alguém ou um café local, um ponto de encontro comunitário, uma empresa ou escola. Tente compartilhar informações relevantes com o grupo antecipadamente. Por exemplo, as informações que estão por todo este website, ou na seção de indicações.

  • 4. Faça acontecer. Siga a energia do grupo e decidam juntos quais temas e ações vocês desejam seguir. Organize sessões regulares juntos, e promovam e expandam o grupo para incluir mais pessoas quando for apropriado.

Ao longo dos próximos meses a equipe da Ação para Felicidade está planejando desenvolver um conjunto de materiais para os grupos trabalharem de forma mais detalhada e organizada. Esse material deve oferecer mais estrutura de suporte à atividade dos grupos.

Organizar os encontros

Apesar de que os encontros e ações normalmente acontecerão pessoalmente, é útil fazer com que os membros se reúnam online. Como já citado, uma boa opção é a ferramenta de grupos de Facebook.

Escolha a maneira mais conveniente para esse tipo de organização; o importante é seguir o modelo para os grupos e comunicar sua existência a nós, para que outros interessados possam tomar conhecimento.

Para mais informações, leia sobre os grupos de Ação para Felicidade.

Sugestões para um grupo eficaz

  • Encontre o lugar ideal. Tente encontrar um local com o contexto adequado (por exemplo, um ambiente barulhento pode não funcionar) para seu tema e certifique-se de que as pessoas conseguirão encontrar. Providencie cadeiras, mesas, etc, dispostas de forma que as pessoas consigam ver e falar umas com as outras com facilidade.
  • Seja organizado. Tente identificar tópicos para focar antes de cada encontro e incentive as pessoas a ler ou ver o material relacionado. Comece e termine pontualmente.
  • Envolva a todos. Como organizador, é seu dever fazer todo mundo sentir-se bem-vindo. Certifique-se de que as pessoas sejam apresentadas umas às outras, e encoraje uma discussão aberta e amigável, em que todos se sintam envolvidos.
  • Entre em acordo sobre os princípios do grupo. Tente definir em grupo alguns princípios de trabalho em comum – por exemplo: sigilo, confiança, vontade de trabalhar em grupo para criar uma sociedade mais feliz… É importante que as pessoas confiem umas nas outras e se sintam incluídas. Idealmente os membros dos grupos serão também membros da Ação para Felicidade, e deverão aceitar o nosso compromisso.
  • Compartilhe experiências. Tente iniciar cada encontro com uma breve recapitulação do que aconteceu no encontro anterior, e convide os membros do grupo a compartilhar reflexões sobre o que eles têm pensado ou feito como resultado do outro encontro.

<< anterior | Ação 3 | próxima >>

Imagem no topo: Jackal of all trades, Flickr/CC.